SECRETÁRIA [de um conjunto de escritório de 22 peças]

Desk [from a 22-piece office set]
Mobiliário

Descrição:
Secretária em madeira. Móvel de escrita. Produção portuguesa, de autor desconhecido, datada de c.1946-1954.

Móvel de escrita em madeira de acácia e folheado de nogueira. De formato paralelepipédico, possuí um tampo retangular moldurado com cantos arredondados, dois corpos laterais separados por um vão central (destinado à entrada de uma cadeira, facilitando o uso como secretária) e quatro pernas pequenas e curvas do tipo cabriolé. Na parte frontal há uma gaveta centralizada, posicionada sobre o vão, e dos dois lados surgem módulos simétricos, cada um composto por quatro gavetas protegidas por portas, oferecendo espaço de arrumação. As superfícies da frente e das costas do móvel são adornadas com entalhes em padrões vegetalistas, enquanto as laterais são lisas. Exibe ainda aventais baixos recortados ao redor da estrutura, com perfil convexo e decorados com os mesmos entalhes.

De feição revivalista, de influência rococó, especialmente de origem inglesa, esta secretária inspira-se no estilo Queen Anne (popular no início do século XVIII), que se caracteriza pelas suas formas elegantes e simples, sem excessos decorativos, mas com um toque de sofisticação que é aqui manifestado através das pernas curvas, dos entalhes fitomórficos e no uso de materiais nobres.

Integra um conjunto de mobiliário de escritório, composto por 22 peças, que foi originalmente encomendado pelo Governo Civil do Distrito Autónomo de Ponta Delgada para o gabinete do então governador Aniceto António dos Santos (1898-1965), o qual exerceu o cargo de 1946 a 1954 e estava instalado em parte do Palácio da Conceição. O mobiliário incluí uma secretária, uma cadeira de secretária, dois armários tipo biblioteca, uma mesa de reuniões, dez cadeiras estofadas, um sofá e quatro cadeirões estofados e duas mesas baixas de apoio (uma delas ligeiramente maior). Com a criação da Região Autónoma dos Açores, em 1976, o conjunto passou a integrar as coleções oficiais da Presidência do Governo dos Açores. João Bosco Mota Amaral (n.1943), o primeiro Presidente do Governo Regional dos Açores (entre 1976 e 1995), utilizou este mobiliário no seu gabinete no Palácio da Conceição, que se tornou na época a sede governamental da Região Autónoma, marcando assim a preservação e adaptação do património regional ao longo das diferentes fases da sua história administrativa.
PEDRO PASCOAL DE MELO (Novembro, 2024)

Dimensões:
A. 77 x C. 185 x L. 90 cm
Nº de Inventário:
PC0411
Data de produção:
circa 1946-1954
Material e técnicas
Madeira de acácia e folheado de nogueira -  Ensamblada, entalhada e folheada
Incorporação:
Pertenceu Governo Civil do Distrito Autónomo de Ponta Delgada. Após a criação da Região Autónoma dos Açores, em 1976, passou a integrar as coleções da Presidência do Governo dos Açores, estando presentemente guardada nas reservas museológicas.

Autonomia dos Açores Digital | CollectiveAccess parametrizado e estendido por Estrutura para a Casa da Autonomia

Ao continuar a navegar no CCM - Património Museológico Açores está a aceitar a utilização de cookies para optimizar o funcionamento deste serviço web e para fins estatísticos.

Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.

Continuar