PRATO

Plate
Artes Decorativas e aplicadas

Descrição:
Prato, de grandes dimensões, em faiança. Produção portuguesa, não identificada, dos séculos XVI-XVII.

Faiança rodada, com esmalte estanífero branco e decoração pintada a azul cobalto. Peça circular, côncava, de covo pouco profundo e aba larga levantada. Fundo ornamentado com medalhão circular com paisagem central de tipo oriental, apresentando vegetação exótica com uma lebre sobre montículo, tudo dentro de duplo filete concêntrico. Aba com cercadura dita de "pré-aranhões", com seis reservas onde alternam folhagens de acanto e ramagens com pêssegos e que são separadas por faixas com encanastrados, tudo delimitado por duplos filetes concêntricos. Verso com doze folhas estilizadas na aba.

Reflete a influência da porcelana chinesa de exportação do reinado Wanli (1573-1620), nomeadamente a chamada "louça kraak", denominação derivada do tipo de embarcações portuguesas - as carracas - usadas no seu transporte para a Europa.

Adquirido em 1981, durante a vigência do II Governo dos Açores (1980-1984), por intermédio do antiquário Eduardo Rangel Pamplona Silvano (1924-1999), integra desde então as coleções da Presidência do Governo dos Açores, estando em exposição no Palácio de Sant'Ana, em Ponta Delgada.
PEDRO PASCOAL DE MELO (Julho, 2024)

Bibliografia consultada: Calado, Rafael Salinas. - Faiança Portuguesa da Casa-Museu Guerra Junqueiro: Século XVII-XVIII. Porto: Câmara Municipal do Porto, 2003; Moncada, Miguel Cabral. - Faiança portuguesa: Séc. XVI a Séc. XVIII. Lisboa: Scribe, 2008; Museu Nacional do Azulejo. - A Influência Oriental na Cerâmica Portuguesa  do Século XVII=Oriental Influence on the 17th Century Portuguese Ceramics. Lisboa: Lisboa Capital Europeia da Cultura 94; Milão: Electa,1994; Santos, Reinaldo dos. - Faiança Portuguesa dos Século XVI e XVII. [Porto]: Galaica, 1960.

Dimensões:
A. 7 x D. 40 cm
Nº de Inventário:
PS0035
Data de produção:
Século 16-17
Material e técnicas
Cerâmica (Faiança) - Rodada, esmaltada e pintada

Autonomia dos Açores Digital | CollectiveAccess parametrizado e estendido por Estrutura para a Casa da Autonomia

Ao continuar a navegar no CCM - Património Museológico Açores está a aceitar a utilização de cookies para optimizar o funcionamento deste serviço web e para fins estatísticos.

Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.

Continuar