PS0114_1
PS0114_1
PS0114_1
PS0114_1

PRATO

Plato [ES]
Plate [EN]
Assiette [FR]
Teller [DE]
皿 [JP]
Artes Decorativas e aplicadas
Oficina Salamone
- Produtor

Descrição:
Prato em faiança. Objeto destinado ao serviço de alimentos. Produção italiana, marcada, da Oficina Salomone (de Savona), circa 1701-1750.

Faiança rodada, com esmalte estanífero branco e decoração pintada a azul cobalto. Peça circular, côncava, de covo pouco profundo e aba levantada. Frente com ornamentação orientalizante naturalista, também dita "a tappezzeria" (assim denominada por apresentar motivos semelhantes às tapeçarias da época, com desenhos formais derivados de folhagens e outros - influenciados pela porcelana chinesa - que se espraiam por toda a superfície da peça), apresentando o fundo um medalhão com paisagem com arquiteturas, nuvens, tufos de plantas e flores, dentro de filete concêntrico. Aba com decoração idêntica. Verso decorado com tufos de plantas estilizados e marcado com o escudo coroado de Savona sobreposto à letra S (indicando uma possível manufatura da oficina da família Salomone).

A título de hipótese de proveniência, este prato poderá ter pertencido à coleção do 1.º Conde do Ameal, João Maria Correia Aires de Campos (1847-1920), reunida na sua residência, o antigo Colégio Universitário de São Tomás de Aquino (Ordem de São Domingos), em Coimbra, e posteriormente dispersa num leilão realizado em 1921. A informação provém do antiquário e colecionador Eduardo Rangel Pamplona Silvano (1924-1999), que, em 1986, cedeu  a peça à Presidência do Governo Regional dos Açores.
PEDRO PASCOAL DE MELO / PGRA (Agosto, 2024)

Bibliografia consultada:
  • AGNELLINI, Maurizio. Maioliche: Storia e produzione italiana dalla metà del Quattrocento ai primi decenni del Novecento. Milão: Giorgio Mondadori & Associati, 1992.
  • VENTE d'Objets d'Art. Collections Comte de Ameal. Catalogue Descriptif. Lisboa: Empresa de Móveis, 1921.

Dimensões:
Totais : A. 4 x D. 21,5 cm
Nº de Inventário:
PGRA-PS0114
Data de produção:
circa 1701-1750
Material e técnicas
Cerâmica (Faiança) -  Rodada, esmaltada e pintada
Incorporação:
Adquirido em 1986, durante a vigência do III Governo dos Açores (1984-1988), ao antiquário e colecionador Eduardo Rangel Pamplona Silvano (1924-1999). Integra desde então as coleções da Presidência do Governo dos Açores, estando em exposição no Palácio de Sant'Ana, em Ponta Delgada.

Autonomia dos Açores Digital | CollectiveAccess parametrizado e estendido por Estrutura para a Casa da Autonomia

Ao continuar a navegar no CCM - Património Museológico Açores está a aceitar a utilização de cookies para optimizar o funcionamento deste serviço web e para fins estatísticos.

Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.

Continuar