Santa Rosa de Lima

Arte Sacra

Título Alternativo:
Escultura Religiosa
Descrição:
Escultura de vulto, de pequeno porte, de marfim, representando Santa Rosa de Lima.
Rosa de Lima, ou Rosa de Santa Maria (Lima, Peru 1586-1617), uma mística dominicana, da Ordem Terceira, foi beatificada pelo Papa Clemente IX em 1668 e canonizada três anos depois, tornando-se assim a primeira Santa com origem no "Novo Mundo". É a padroeira do Peru, da América Latina, das Índias e das Filipinas. É invocada como protetora dos floricultores e jardineiros e contra as erupções vulcânicas. A igreja católica celebra-a a 23 de Agosto.
Nesta escultura a Santa figura de pé, em posição frontal, com Menino Jesus nos braços. O rosto oval, de olhos amendoados, é delimitado pelo véu e o gorjal. Veste o hábito, com manto e escapulário - como é próprio das dominicanas – caindo em pregas pouco profundas. O joelho esquerdo ligeiramente fletido dá uma leve torção à figura, “moldando-a” à forma do suporte. O Menino, desnudo, deitado sobre um espesso panejamento, com pregas bem definidas, ergue os braços no sentido do rosto da Santa.
A figura assenta numa base, trifacetada, com decoração assimétrica esculpida - concheados e volutas ao gosto rococó - tendo ao centro uma cartela com a identificação: S.t ROZA / D LIMA.
A Santa ostenta agora um resplendor de prata, em forma de crescente lunar, com radiações, de execução posterior à da escultura.

Dimensões:
A. 20,5 cm
Nº de Inventário:
MCM5893
Data de produção:
Séc. XVIII (atrib.)
Material e técnicas
Marfim - esculpido
Entidade relacionada
Museu Carlos Machado

Autonomia dos Açores Digital | CollectiveAccess parametrizado e estendido por Estrutura para a Casa da Autonomia

Ao continuar a navegar no CCM - Património Museológico Açores está a aceitar a utilização de cookies para optimizar o funcionamento deste serviço web e para fins estatísticos.

Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.

Continuar