O Arquivo Fotográfico do Coronel Afonso Chaves no Museu Carlos Machado
Parte significativa do espólio fotográfico do Coronel Francisco Afonso Chaves (1857-1926) foi depositado no Museu Carlos Machado, em 1962, pelo Dr. José Paim Bruges da Silveira Estrela Rego, como representante dos herdeiros, com a condição expressa de ser catalogada no prazo de dois anos. O inventário e documentação da coleção foi levada a efeito pelo Engenheiro José Maria Álvares Cabral que, a par de manter a numeração criada pelo próprio Coronel Chaves, criou uma identificador correspondente à folha do dossier de catalogação, informação essa adicionada a cada uma das caixas do acervo.
Este espólio é constituído por imagens estereoscópicas, fixadas em gelatina e sal de prata sobre vidro, medindo, cada lâmina, 4,5 x 10,7 cm. A grande maioria deste acervo é constituído por imagens em negativo, correspondendo a um total de 3776 pares estereoscópicos. No entanto, deste conjunto, foram produzidas 658 imagens em positivo, também estereoscópicas, totalizando assim 4434 lâminas. Da totalidade do espólio fazem parte ainda um considerável conjunto de imagens, unicamente em positivo, ainda não tratadas documentalmente.
Entre 1994 e 1995, foi feita a informatização do inventário da totalidade das imagens em negativo e todos os espécimes relativos aos Açores, cerca de 1900, foram reproduzidos fotograficamente, quer em suporte de papel quer em acetato de celulose. Nos últimos anos, tem-se procedido à progressiva digitalização das imagens deste conjunto.
Do ponto de vista cronológico as imagens do acervo fotográfico de Francisco Afonso Chaves existentes no Museu Carlos Machado foram obtidas entre 1900 e 1925, abrangendo geograficamente todo o Arquipélago dos Açores, Madeira, Continente, Moçambique (então região ultramarina) e diversos países, nomeadamente: África do Sul, Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Marrocos, Mónaco, Quénia, Reino Unido, e Suíça.
As temáticas representadas na colecção são diversas, podendo genericamente ser incluídas em três grupos principais: Reportagem, Paisagem e Ciência. Os assuntos abordados são de vasta pluralidade, podendo destacar-se: natureza e paisagem, embarcações, edifícios e monumentos, retratos de personalidades, aspectos da vida social e reportagem, com especial relevo para a Visita Régia e 1ª Guerra Mundial.
João Paulo Constância