Casa da Moeda


Nome completo:
Moeda da Moeda

A Casa da Moeda é uma das instituições mais antigas do Estado português, com origens que remontam ao século XIII, durante o reinado de D. Dinis. Desde então, tem desempenhado um papel essencial na produção de moeda e na garantia da autenticidade dos metais preciosos.
Em 1498, foi formalizado o primeiro regulamento interno, definindo a organização da cunhagem. Ao longo dos séculos, a Casa da Moeda acompanhou a evolução tecnológica: da cunhagem manual com martelo, passou ao balancé de parafuso em 1677, à energia a vapor em 1835 e às prensas modernas em 1866.
Além da produção de moeda, a instituição assumiu funções como a contrastaria (controlo de metais preciosos) e a impressão de papel selado e selos postais. Em 1941, mudou-se para o edifício atual, projetado por Jorge Segurado, na Avenida António José de Almeida, em Lisboa.
Em 1972, fundiu-se com a Imprensa Nacional, dando origem à Imprensa Nacional–Casa da Moeda (INCM), que hoje continua a garantir a segurança monetária e documental, preservando ao mesmo tempo um valioso património histórico e cultural.
A Casa da Moeda é, assim, um símbolo de continuidade e inovação, mantendo viva a história da moeda portuguesa e assegurando serviços fundamentais para o Estado e para os cidadãos.

A carregar...

Autonomia dos Açores Digital | CollectiveAccess parametrizado e estendido por Estrutura para a Casa da Autonomia

Ao continuar a navegar no CCM - Património Museológico Açores está a aceitar a utilização de cookies para optimizar o funcionamento deste serviço web e para fins estatísticos.

Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.

Continuar