Abbott Laboratories
Abbott Laboratories
A Abbott foi formada em 1894, pelo Dr. William C. Abbott. No entanto, seis anos antes, o próprio já iniciara a produção de medicamentos, com vista a integrarem os tratamentos dos respetivos pacientes (Zippia - The career expert, sd). A mesma era efetuada na cozinha do seu apartamento (President & Fellows of Harvard College, sd).
Em 1907, a Abbott internacionalizou-se, com a abertura de um escritório em Londres (Inglaterra) e, volvidos oito anos, mudou o nome para Abbott Laboratories (President & Fellows of Harvard College, sd; Zippia - The career expert, sd).
Já em 1942, no contexto da Segunda Grande Guerra (1939-1945), a Abbott, em conjunto com outras empresas do setor farmacêutico, e a pedido do Governo dos Estados Unidos da América, acelera a produção de penicilina. Após a Segunda Grande Guerra, nomeadamente, em 1965, a Abbott não apresentava quaisquer novidades na área da investigação científica/farmacêutica. No entanto, a sua expansão prosseguiu no continente europeu, nomeadamente, em Itália e em França (Zippia - The career expert, sd). No ano de 1969, um terço dos lucros obtidos em produtos vendidos aos consumidores advinha do Sucaryl, o qual consistia num ciclamato (adoçante artificial) substituto do açúcar, o qual foi promovido, na década de 1950, como um produto ideal para diabéticos (President & Fellows of Harvard College, sd). A venda deste produto, entre o final da década de 1960 e o início da de 1970, passou a ser proibida pela FDA (Food and Drug Administration - agência responsável pela promoção da saúde pública), uma vez que o mesmo era potencialmente cancerígeno (President & Fellows of Harvard College, sd; The Henry Ford, sd). Chegada a década de 1990, nomeadamente, o ano de 1995, a Abbott protagonizou estudos sobre o cérebro, com vista ao desenvolvimento de terapias de combate a distúrbios psiquiátricos e neurológicos (Zippia - The career expert, sd).
Já no século XXI, mais precisamente nos últimos anos da década de 2000, a Abbott procedeu à compra de algumas empresas, como por exemplo, a Advanced Medical Optics. Por último, em 2018, a Abbott protagonizou o lançamento de uma aplicação informática para smartphones, a qual permitia a leitura do nível da glicose (açúcar no sangue). Foi a primeira empresa de aparelhos eletrónicos da área médica a efetuar esse lançamento, após a autorização concedida pela FDA (Zippia - The career expert, sd).
Nota: Os conteúdos acima escritos visam apenas dar a conhecer, aos leitores, um pouco sobre a história deste espécime museológico e da sua respetiva entidade produtora (Vacina contra a gripe e Abbott Laboratories – MAH.2023.2822). São meramente informativos e não visam fornecer qualquer indicação ou aconselhamento médico, os quais, obviamente, só poderão ser providenciados por médicos.