Anheuser-Busch
Anheuser-Busch
A Anheuser-Busch foi fundada em Saint Louis (Missouri, Estados Unidos da América) na década de 50 do século XIX, com o nome The Bavarian Brewery (Wexler, 2002: 30-31). No início da década de 1860, a empresa foi comprada pelo alemão Eberhard Anheuser (1806-1880), tendo-se, posteriormente, juntado a ele, enquanto sócio, ainda nessa mesma década (1860), a pessoa que viria a ser o seu genro, nomeadamente, o também alemão Adolphus Busch (1839-1913).
Para além do mérito desta cervejeira em ter melhorado o sabor da sua cerveja e de a ter tornado mais leve, após, nos primeiros anos, segundo o próprio Busch, a mesma não ter um sabor agradável, a Anheuser-Busch foi responsável por aplicar a pasteurização (tratamento térmico dos alimentos para a eliminação de micro-organismos) na produção das suas cervejas, algo completamente transformador para a empresa e para o setor, uma vez que, com este processo, a cerveja tinha um prazo de validade superior, podendo ser exportada e comercializada fora de Saint Louis (Wexler, 2002: 31-32; Zippia - The career expert, sd).
Entre 1920 e 1933, esteve em vigor, nos EUA, a Lei Seca (Prohibition), a qual impedia a produção, o transporte e a comercialização de bebidas alcoólicas (A&E Television Networks, LLC - History, 2023; Wexler, 2002: 33). Para compensar a impossibilidade de comercialização de cerveja, causada por essa lei, a Anheuser-Busch dedicou-se à comercialização de outros produtos, tais como, gelados e bebidas sem álcool (Wexler, 2002: 33). Inclusivamente, ainda antes da implantação da Lei Seca, esta empresa lançou a Bevo, a qual consistia numa bebida sem álcool, mais especificamente, num malte (Wexler, 2002: 33; Zippia - The career expert, sd), ou seja, numa bebida essencialmente produzida a partir da cevada (Leal, 2023).
Com o fim da Lei Seca, a Anheuser-Busch, não só se manteve em atividade, como protagonizou uma trajetória ascendente a nível comercial, liderada por descendentes de Adolphus Busch. Sob a liderança de Adolphus Busch III, a empresa conseguiu ter uma produção de cerveja que superava, em 1946, os três milhões de pipas anuais em vendas. Este número foi largamente superado, sob a liderança do seu irmão, August A. Busch, Jr., com a venda, em 1974, de mais de trinta e quatro milhões de pipas de cerveja (Wexler, 2002: 33).
Para além do lançamento, no mercado, de novas cervejas, a Anheuser-Busch envolveu-se noutros setores de atividade. Em 2002, esta organização, para além da produção de cerveja nos EUA, detinha instalações para a produção de cerveja na China e no Reino Unido, para além de licenciar a produção da cerveja Budweiser, por exemplo, na Europa e na Ásia (Wexler, 2002: 37). Já em 2016, procedeu à compra da empresa de bebidas SABMiller (Londres) por um valor superior a cem mil milhões de dólares (Zippia - The career expert, sd).
Nota: este texto visa apenas dar a conhecer alguns conteúdos da história desta empresa, a qual está associada a dois espécimes (Garrafas de cerveja - MAH.2024.0468/0469) do acervo do Museu de Angra do Heroísmo. Não constitui qualquer incentivo ao consumo de bebidas alcoólicas.