Miguel António do Amaral (1712-1780)


Nome completo:
Miguel António do Amaral
Data de nascimento:
23 Setembro 1712
Nota biográfica:

Miguel António do Amaral (1712-1780) foi um pintor e professor de desenho português, reconhecido principalmente pelos seus retratos. Nascido em Castelo Branco, a 23 de setembro de 1712, filho de Manuel Rodrigues Goulão do Amaral e de Maria Gonçalves, onde foi batizado na igreja de São Miguel. Estudou em Lisboa, onde foi discípulo de Francisco Pinto Pereira (act. 1720-1752) e especializou-se em temas religiosos, embora tenha sido a retratística que lhe garantiu maior prestígio. A sua arte foi especialmente apreciada pela família real portuguesa, incluindo D. José I, D. Maria I e o príncipe da Beira, D. José de Bragança, dos quais pintou diversos retratos.

Ingressou na Irmandade de São Lucas em 28 de abril de 1734, uma confraria de artistas em Lisboa, evidenciando o prestígio que possuía entre os artistas de sua geração. Assinava as suas obras como "Michael Antonius Fecit" e está representado em várias coleções públicas e privadas, incluindo o Palácio Nacional de Queluz, o Paço Ducal de Vila Viçosa, a igreja matriz de Muge (com quatro telas dedicadas à exaltação da Eucaristia, provenientes da antiga capela de Santa Maria de Belém), os Paços do Concelho da Moita (onde se encontra uma coleção de retratos dos reis de Portugal, originalmente pintada para o Mosteiro de Alcobaça) e, ainda, no Museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Nos Açores, possui obras no Palácio dos Capitães-Generais, em Angra do Heroísmo, incluindo um retrato assinado de D. Antão de Almada, o 1,º Capitão-General dos Açores.

Casou com Catarina Clara do Sacramento e foi pai, entre outros filhos, do também pintor Estanislau Luís António (1744-1804). Foi também mestre de outros artistas, como Jerónimo de Barros, Manoel de Matos e Manuel José Pinheiro. Morreu em Lisboa, a 24 de dezembro de 1780.
PEDRO PASCOAL DE MELO (Janeiro, 2025)

Bibliografia consultada:
  • ARQUIVO Nacional Torre do Tombo. - Paróquia de S. Miguel – Castelo Branco, livro baptismos n.º 4, cx. 54, fls. 13v.º e 14 (Disponível em: PT-ADLSB-PRQ-PCTB05-001-B4_m0014.tif - Registos de baptismo. Arquivo Nacional Torre do Tombo. Consulta em: 31 jan. 2025).
  • FRANCO, Anísio. - “As séries régias do Mosteiro de Santa Maria de Belém e a origem das fontes da iconografia dos reis de Portugal”, in Jerónimos; 4 séculos de pintura [Catálogo de exposição]. Lisboa: Mosteiro dos Jerónimos/IPPAAR, 1993, vol. I, p. 292-337.
  • FRANCO, Anísio; PENTEADO, Pedro. - "A série régia de Miguel António do Amaral na Câmara Municipal da Moita", in I Jornadas de história e património local. Moita: Câmara Municipal da Moita, 2004, pp. 87-115.
  • GONÇALVES, Susana Cavaleiro Ferreira Nobre. - A arte do retrato em Portugal no tempo do barroco (1683-1750): Conceitos, tipologias e protagonistas [Tese de Doutoramento]. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2013 (Disponível em:  A arte do retrato em Portugal no tempo do barroco (1683-1750. Universidade de Lisboa. Consulta em: 29 jan. 2025).
  • LOUREIRO, José Luís. - "Novos dados sobre o pintor Estanislau Luís António (1744-1804)", in Revista Museu, IV Série, N.º 23 (2017), pp. 59-82 [Disponível em: Novos_Dados_sobre_o_Pintor_Estanislau_Luis. Academia.edu. Consulta em: 31 jan. 2025).
  • MACHADO, Cirilo Volkmar. - Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal. Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823. p. 87 (Disponível em: Collecção de memorias. Archive. Consulta em: 29 jan. 2025).
  • SERRÃO, Vítor; KAGANÉ, Liudmila; CURTO, Irina Marcelo. - "Retratos de autoria Miguel António do Amaral em Portugal e na Rússia", in Arte Russa [Número especial, consagrado às relações russo-portuguesas], 2018 (Outubro), pp. 72-79 (Disponível em: REVISTA ARTE RUSSA | 2018. Fundação D. Luís. Consulta em 31 jan. 2025).
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