Yoshida Yasubei (ativo circa 1878-1904)


Nome completo:
Yoshida Yasubei
Nota biográfica:

Yoshida Yasubei (japonês: 吉田安兵衛) foi um artesão japonês da era Meiji, com atividade documentada no último quartel do século XIX. Reconhecido mestre da sua época, especializou-se na criação de objetos decorativos em bronze patinado e metais incrustados, obras que se destacavam pelo apurado sentido estético e elevado virtuosismo técnico. A sua produção insere-se na tradição das escolas metalúrgicas japonesas, como a de Kaga (加賀), ativa na região de Kanazawa desde o período Edo, conhecida pelas técnicas requintadas de zōgan (incrustação), que utilizavam metais preciosos e apresentavam motivos naturalistas minuciosamente trabalhados.
Num período de intensas transformações culturais e tecnológicas no Japão, Yoshida destacou-se pela sua capacidade de adaptar motivos tradicionais ao gosto ocidental, sem sacrificar a identidade estética nipónica. As suas peças combinavam técnicas ancestrais com um refinamento decorativo que as tornou altamente valorizadas, tanto no Japão como no estrangeiro. A sua oficina estava localizada em Tominoko-ji (富小路), uma rua tradicional situada no centro de Quioto, e estava já em atividade no início do período Meiji. Dedicava-se à produção de jarrões, vasos, gongos, figuras de animais e objetos cerimoniais em bronze e outros metais, destinados tanto ao mercado interno como à exportação.
A sua reputação consolidou-se através da participação em várias Exposições Internacionais, nas quais o Japão procurava afirmar-se como uma nação moderna e culturalmente sofisticada. Entre os certames em que esteve presente, destacam-se a Exposição Universal de Filadélfia (1876), onde contribuiu com um vaso de bronze, identificado no catálogo apenas como um artista de Quioto, as Exposições Universais de Paris (1878, 1889 e 1900), a Exposição Universal de Barcelona (1888) e a Exposição Universal de St. Louis (1904). Estas exposições foram fundamentais para o reconhecimento da arte japonesa no Ocidente, e Yoshida Yasubei foi um dos principais representantes deste movimento, ajudando a moldar o fascínio europeu pela estética nipónica.
Embora as informações detalhadas sobre a sua vida sejam escassas, registos de leilões indicam que as suas obras continuam a ser altamente valorizadas no mercado de arte. Por exemplo, uma peça intitulada "A pair of inlaid bronze vases" foi leiloada pela Bonhams New York em 2018. Atualmente, as suas obras estão preservadas em coleções públicas e privadas, sendo apreciadas não só como objetos decorativos, mas também como testemunhos da excelência artesanal e do diálogo intercultural que marcou o final do século XIX.
PEDRO PASCOAL DE MELO (abril, 2025)

Imagem: Assinatura -  吉田, Yoshida [visível na peça: ].

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