Relógio solar

Náutica e Aeronáutica
Dollond
- Autor

Título Alternativo:
Relógio de sol
Descrição:
Relógio de sol de origem inglesa, de finais do século XVIII, em latão, instalado numa caixa de madeira forrada a pele de gata (tubarão-lixa).

British-made late 18th century sundial, in brass, in a wooden box covered by nurse shark skin.

No passado, de todos os instrumentos matemáticos, o relógio solar era, talvez, o mais comum. A razão principal para isso era que qualquer relógio mecânico requeria um relógio solar para verificar se marcava a hora correta. Acredita-se que, nos séculos XVII e XVIII, o número de relógios solares equivalesse a igual número dos relógios em uso. Posteriormente, tornou-se mais prático manter a hora local exata, nos caminhos de ferro, por exemplo, através do telégrafo elétrico, que apareceu em 1837. Em pouco tempo, a National Telegraph Company, do Reino Unido, tinha relógios mostrando a hora de Greenwich nos seus escritórios por todo o lado e, desde então, os relógios solares perderam a sua importância prática e tornaram-se sobretudo objetos decorativos. Um relógio solar idêntico a este, datado de 1790, foi usado pelo conhecido cirurgião naval inglês e explorador George Bass, na primeira exploração da costa sul australiana realizada por europeus, numa pequena baleeira anónima, entre dezembro de 1797 e fevereiro de 1798. A viagem de mais de 3000 km, feita numa pequena embarcação de boca aberta, trouxe muito crédito na época aos talentos de Bass em matéria de náutica e navegação, fornecendo evidências de que a Tasmânia era uma ilha, separada do Continente.

Dimensões:
Peça : D. 13,5 cm
Nº de Inventário:
MAH.R.1994.0292
Data de produção:
Séc. XVIII (finais)
Material e técnicas
Latão, vidro, madeira e pele de gata -  
Entidade relacionada
Museu de Angra do Heroísmo

Coleção relacionada
MAH: Histórias para Encontrar o Norte

Autonomia dos Açores Digital | CollectiveAccess parametrizado e estendido por Estrutura para a Casa da Autonomia

Ao continuar a navegar no CCM - Património Museológico Açores está a aceitar a utilização de cookies para optimizar o funcionamento deste serviço web e para fins estatísticos.

Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.

Continuar