Prelo manual
Prelo manual

Prelo manual

Ciência e Tecnologia
Golding & Co

Título Alternativo:
Prelo manual Golding Pearl
Descrição:
Os prelos Golding Pearl começaram a ser desenvolvidos por volta de 1876, por William Hughson Golding, natural de Boston (Estados Unidos da América). Ao longo dos anos, foram apresentados diversos modelos. Os modelos 1, 3 e 5 foram os primeiros a serem patenteados. No caso dos modelos 1 e 3, por vezes, ocorriam confusões na sua identificação, devido às gavetas. Os modelos não originais tinham caixas de madeira, que eram inseridas nos prelos, enquanto os originais tinham a base em ferro fundido, contendo três gavetas de madeira no modelo 1 e duas no modelo 3 (The Pearl— a Jewel of a Press, 1998). A partir de 1895, surgem os Improved Pearl (modelos 8, 11 e 14), com uma porta única na base para a arrumação de cilindros. Além disso, o disco com a tinta estava programado para rodar a favor e contra os ponteiros do relógio, e os modelos 8 e 11 detinham uma placa retangular, com o nome do prelo - Pearl - em letras bem visíveis. Apesar da introdução no mercado dos Improved Pearl, os modelos anteriores continuaram a ser produzidos, bem como os posteriores, até mesmo após a morte do fundador William Golding (Golding & C.º), em 1916.
Muitos exemplares dos Golding Pearl continuaram a ser usados, mesmo com 120 anos de serviço, e podiam efetuar cerca de 3000 impressões numa hora, consoante a aptidão do funcionário e o tamanho da ficha/folha. Esta capacidade aplicava-se desde o modelo 1 até ao 14 (A Catalogue of printing machinery, sd). 
Neste exemplar, encontra-se uma placa, de pequena dimensão, com as seguintes inscrições: 
Made by Golding & Cº - Boston - U.S.A. - Lado esquerdo.
Pearl - Centro.
Patents, Nov. 21.´ 82 - May 5. ´ 91 - Jan. 15. ´ 95 - Lado direito.

Dimensões:
A. 146 x C. 104 x L. 75 cm
Nº de Inventário:
MAH.R.2010.1956
Data de produção:
Séc. XIX (1900)
Material e técnicas
Ferro -  fundido
Entidades relacionadas
Museu de Angra do Heroísmo

Coleção relacionada
MAH: Tipos com História

Autonomia dos Açores Digital | CollectiveAccess parametrizado e estendido por Estrutura para a Casa da Autonomia

Ao continuar a navegar no CCM - Património Museológico Açores está a aceitar a utilização de cookies para optimizar o funcionamento deste serviço web e para fins estatísticos.

Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.

Continuar