Microscópio

Ciência e Tecnologia
Secretan
- Autor

Secretan
- Produtor

Título Alternativo:
Microscópio Secretan
Descrição:
Este microscópio foi produzido pela Secretan, sediada em Paris, na segunda metade do século XIX. É o modelo Nouveau Microscope d'Amphithéâtre e tem a sua estrutura principal e a sua mesa fixos numa placa em madeira (Stevenson, 2021). Não tem a objetiva nem a estrutura ocular. A caixa tem as dimensões necessárias para que o microscópio possa ser inserido e retirado tranquilamente da mesma e ajusta-se perfeitamente à placa em madeira (Stevenson, 2021). Esta caixa também é ideal para uma arrumação do microscópio mais segura e cómoda, e também para o transportar em viagens (History of Microscopy, sd). A movimentação das lentes para baixo e/ou para cima (coarse focus) pode ser conseguida, manualmente, movimentando o tubo da estrutura principal (Stevenson, 2021), consoante o que utilizador pretende, nomeadamente para observar a amostra com mais proximidade e/ou afastamento (Microscope Anatomy & Function - Glossary, sd). A focagem da amostra (fine focus) deve ocorrer após a movimentação manual do tubo (coarse focus), segundo a última fonte mencionada, e é com o ajuste da altura da mesa que se obtém essa mesma focagem (Stevenson, 2021). Para ajustar a altura da mesa, usa-se o parafuso micrométrico, segundo a mesma fonte, parafuso que, neste microscópio em particular, se encontra debaixo da mesa. Noutros microscópios, a movimentação das lentes (coarse focus) pode ser efetuada de um modo diferente. O exemplo da Microscope Anatomy & Function - Glossary (sd) demonstra que as saliências que possibilitam o coarse e o fine focus estão na mesma secção do microscópio. A saliência associada ao coarse focus denomina-se, em português, parafuso macrométrico e a associada ao fine focus denomina-se parafuso micrométrico (Microscope Anatomy & Function - Glossary, sd; Moreira, 2013). Uma vez que a estrutura principal deste microscópio, composta por latão, está assente na já mencionada placa de madeira, o peso deste fica muito reduzido, bem como o seu custo monetário (History of Microscopy, sd).
No século XIX, os microscópios foram objetos de diversos progressos, nomeadamente, no seu funcionamento e no seu design (Museum of Microscopy, 2015). Por exemplo, a correção ótica, que consistia na correção de erros de refração, através de algum dispositivo ótico, como é o caso da lente (EÓtica, sd), começou a ser mais detalhada, devido à construção de condensadores e objetivas com múltiplas lentes (Museum of Microscopy, 2015). A fotomicrografia começou a ser aplicada em meados do século, segundo a mesma fonte, e caracterizava-se pelo uso de dispositivos fotográficos para fotografar os objetos que estavam a ser vistos no microscópio (National Library of Medicine - Health Science Descriptor - Pro Visu, 2020). Já no fim deste mesmo século (XIX), os microscópios de gama mais alta tinham uma qualidade superior, comparativamente a alguns microscópios atuais, desenvolvidos para estudantes, de acordo com o Museum of Microscopy (2015). 
O microscópio, bem como as restantes peças que compõem o espólio, pertencia ao Dr. Frederico João de Freitas e Vasconcelos, da família Frederico de Vasconcelos, que faleceu a 4 de dezembro de 1993. Antes do seu falecimento, o Dr. Frederico João de Freitas e Vasconcelos pretendeu criar um legado para o Museu de Angra do Heroísmo, com peças que o Museu de Angra do Heroísmo considerasse que acrescentariam valor ao seu espólio, com exceção dos objetos pessoais (Mota, 2004: 219).

Dimensões:
Microscópio (com suporte) : A. 23,9 x L. 9,7 x C. 12,4 cm
Nº de Inventário:
MAH.1994.0853
Data de produção:
Séc. XIX (Segunda metade)
Material e técnicas
Madeira de mogno, latão e vidro - Polido e lacado
Entidade relacionada
Museu de Angra do Heroísmo

Autonomia dos Açores Digital | CollectiveAccess parametrizado e estendido por Estrutura para a Casa da Autonomia

Ao continuar a navegar no CCM - Património Museológico Açores está a aceitar a utilização de cookies para optimizar o funcionamento deste serviço web e para fins estatísticos.

Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.

Continuar