Relógio de caixa alta

Ciência e Tecnologia

Título Alternativo:
Longcase clock
Descrição:
Relógio de caixa alta de fabrico inglês, em madeira de carvalho, entre outras. O mostrador é constituído por três discos gravados e prateados. O disco maior apresenta uma dupla numeração, a negro, sendo a maior romana, indicativa das horas e a outra menor, em árabe, que indica os minutos. Na parte inferior, lê-se a assinatura igualmente gravada : John Monkhouse - London. Na parte central do mostrador, que é crespado, abre-se uma janela, junto à parte inferior do disco maior destinado ao calendário. O mostrador assenta sobre uma chapa de latão dourado e encontra-se circundado pela ornamentação de bronze fundido e dourado. A caixa de carvalho, e de outras madeiras, apresenta a configuração caraterística das caixas da época, estando esta pintada com a cor verde. Esta época (segunda metade do século XVIII), no que concerne aos relógios e aos seus fabricantes, ficou marcada pela transição dos trabalhos artísticos individuais para a produção de relógios em grande escala, relógios estes que eram utilitaristas e repletos de elementos decorativos, contendo, também, a inscrição do seu fabricante (Lloyd, 1952, 526: 103). 
Os relógios de caixa, muito ornamentados, destacaram-se em países como os Estados Unidos da América, França, Alemanha e Inglaterra, entre os séculos XVIII e XIX (Mecânica do Tempo - Catálogo da exposição - Museu de Angra do Heroísmo, 2016: 9).
Monkhouse, autor desta peça, trabalhou em Londres, entre 1756 e 1770/1771, na construção de relógios (2 covet - Raffety - Fine Antique Clocks, sd; Bonhams, sd). Também era fabricante de relógios musicais (2 covet - Raffety - Fine Antique Clocks, sd). Esses relógios caraterizam-se por entoarem melodias ou sons musicais ao marcarem a hora.  

Dimensões:
A. 253 x C. 46 x L. 26 cm
Nº de Inventário:
MAH.D.1996.0305
Data de produção:
Séc. XVIII
Material e técnicas
Madeira de carvalho e outras - Lacado
Metais diversos

Autonomia dos Açores Digital | CollectiveAccess parametrizado e estendido por Estrutura para a Casa da Autonomia

Ao continuar a navegar no CCM - Património Museológico Açores está a aceitar a utilização de cookies para optimizar o funcionamento deste serviço web e para fins estatísticos.

Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.

Continuar