Gaiola de Faraday

Ciência e Tecnologia

Descrição:
A gaiola de Faraday é um instrumento constituído por uma rede metálica de formato cilíndrico e com uma base isoladora. No interior e no exterior da rede são fixos pêndulos elétricos. Ao ligar a gaiola de Faraday a um gerador eletróstático os pêndulos exteriores são sujeitos a forças de repulsão enquanto que, os pêndulos interiores não se afastam da sua posição de equilíbrio dado que a gaiola ficou aletrizada somente na sua superfície exterior, as cargas distribuíram-se pela superfície exterior metálica enquanto que no interior se obtém um campo eléctrico nulo. O princípio da gaiola de Faraday é aplicado na protecção, por exemplo, de aparelhos electrónicos muito sensíveis a campos elétricos, ou até mesmo nos próprios cabos de televisão que são revestidos por uma rede metálica, recriando a gaiola de Faraday. Durante uma trovoada, os edifícios mais modernos funcionam como uma gaiola de Faraday, protegendo-se das descargas elétricas, a carga distribui-se pela rede metálica do edifício e o campo elétrico no interior é praticado nulo.

EMILE DEYROLLE, Catalogue Méthodique des Appareils, Paris, 1928.

COUTO, Bruno - Espólio Museu de Física : Instrumentos de Física e Química. Ponta Delgada : Escola Secundária Antero de Quental, 2012.

Dimensões:
A. 36,5 x D. 12,8 cm
Nº de Inventário:
ESAQf0012

Autonomia dos Açores Digital | CollectiveAccess parametrizado e estendido por Estrutura para a Casa da Autonomia

Ao continuar a navegar no CCM - Património Museológico Açores está a aceitar a utilização de cookies para optimizar o funcionamento deste serviço web e para fins estatísticos.

Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.

Continuar