Hemisférios de Magdeburg

Ciência e Tecnologia

Descrição:
Instrumento constituído por dois hemisférios, que quando justapostos formam uma esfera oca. O seu interior comunica com o exterior através de uma torneira que permite a ligação a uma bomba de vácuo. Após a extração do ar a torneira é fechada e a esfera é suspensa por um dos seus hemisférios num suporte. No hemisfério interior, são suspensas massas continuamente crescentes até que os hemisférios se separem, conhecendo assim a força exercida pelo ar sobre o hemisfério inferior. Curiosidade: este aparelho foi imaginado por Otto Von Guericke, burgomestre da cidade de Magdeburgo. Em 1654, Van Guericke construiu dois hemisférios com cerca de meio metro de diâmetro, uniu-os e extraiu o ar do seu interior. Foram necessários 16 cavalos do imperador Fernando III para conseguir separar os dois hemisférios.

EMILE DEYROLLE, Catalogue Méthodique des Appareils, Paris, 1928.

COUTO, Bruno - Espólio Museu de Física : Instrumentos de Física e Química. Ponta Delgada : Escola Secundária Antero de Quental, 2012.

Dimensões:
A. 23,5 x D. 8,9 cm
Nº de Inventário:
ESAQf002222

Autonomia dos Açores Digital | CollectiveAccess parametrizado e estendido por Estrutura para a Casa da Autonomia

Ao continuar a navegar no CCM - Património Museológico Açores está a aceitar a utilização de cookies para optimizar o funcionamento deste serviço web e para fins estatísticos.

Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.

Continuar