TREMÓ (par)

Mirror and console table (pair)
Mobiliário

Título Alternativo:
Espelho e mesa de encostar
Descrição:
Par de tremós (espelho e mesa de encostar), em madeira de castanho, moldada, entalhada, vazada e dourada. Trabalho de oficina portuguesa, de finais do século XVIII ou inícios do XIX, refletem o gosto e a estética da época em que foi rainha D. Maria II de Portugal (de 1777 a 1815), sendo uma mistura entre o estilo neoclássico e o rococó, incorporando formas regulares, geométricas e simétricas e detalhes ornamentais elaborados.
Os espelhos, de formato retangular, são enquadrados por emolduramentos engalanados com guirlandas, cestos de flores, rosetas, folhas de acanto, laços, dentículos e perlados. No cimo de cada espelho inserem-se reservas pintadas, a óleo sobre madeira, em meia circunferência, figurando paisagens bucólicas com divindades gregas, vendo-se num Hermes (o deus dos mensageiros, com os seus atributos, nomeadamente o caduceu e as sandálias aladas, acompanhado de um putto), e, no outro, Afrodite (a quem um putto entrega uma pomba, ave simbolicamente ligada ao amor, do qual a representada era a deusa). Do relacionamento entre Hermes e Afrodite nasceria Hermafrodito, que se transformou num ser intersexo após unir-se à ninfa Salmacis. As pintura são rematadas no topo por troféus de músicas.
As mesas, em feitio de meia-lua e com tampo de calcário, apresentam uma decoração análoga aos espelhos. As cinturas, trabalhadas com aberturas, exibem na frente um prolongamento central e inferior, onde se inserem reservas ovais, pintadas a óleo sobre madeira, representando paisagens bucólicas. As pernas de cada mesa, em número de quatro, são arredondadas e caneladas, em forma de estípite, sendo travadas por uma estrutura encurvada e cruzada, encimada ao centro por uma urna clássica. PEDRO PASCOAL DE MELO (agosto, 2023)

Bibliografia consultada: FREIRE, Fernanda Castro; PEDROSO, Graça; HENRIQUES, Raquel Pereira. "Móveis de Aparato", in Mobiliário: Móveis de Conter, Pousar e Aparato. Lisboa: Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, 2002, pp. 244-250.

Dimensões:
Total (de cada tremó) : A. 328 x L. 123 x P. 56 cm
Nº de Inventário:
PS0066
Data de produção:
Séc. XVIII (final) - Séc. XIX (início)
Material e técnicas
Madeira de carvalho - Moldada, entalhada, vazada e dourada
Espelho - -
Calcário - -
Pintura a óleo s/madeira - -

Autonomia dos Açores Digital | CollectiveAccess parametrizado e estendido por Estrutura para a Casa da Autonomia

Ao continuar a navegar no CCM - Património Museológico Açores está a aceitar a utilização de cookies para optimizar o funcionamento deste serviço web e para fins estatísticos.

Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.

Continuar