Mapa de África. Concebido por Herman Moll (c.1654-1732), cerca de 1732, em Londres (Inglaterra). Gravura sobre cobre, impressa em papel, colorida à mão.
Pormenoriza a totalidade do continente africano, bem como os mares e oceanos adjacentes, e, ainda, partes das costas da Arábia, Índia, Ceilão, Brasil, Anatólia e sul da Europa. Se os contornos do continente estão delineados com alguma justeza, com todos os assentamentos europeus, lugares, rios, cadeias montanhosas e acidentes costeiros assinalados, já as vastas regiões do interior, que então permaneciam desconhecidas dos europeus, estão muitas vezes etiquetadas a partir de narrativas verbais ou mitológicas, como a Etiópia que surge deslocada para a zona central africana ou as nascentes do rio Nilo que aparecem na Abissínia. Divide também o continente de acordo com etnias, raças, topografia ou reinos locais, veja-se a Barbária, o Egito, o deserto do Saara, a Negrolândia, a Guiné, a Núbia, a Abissínia, o Zanguebar, o império Monomotapa ou a Cafraria, entre outros. Incorpora uma rosa dos ventos e quatro inserções, uma maior com uma perspetiva do cabo da Boa Esperança e três menores com vistas do castelo de Cape Coast (na costa do ouro guineense) e do forte James (na ilha de Santa Helena) e a planta do forte Good Hope (na cidade do Cabo). Apresenta uma cartela decorativa, contendo o título e autor - To the Right Honourable / Charles Earl of Peterborow, / and Monmouth, &c. / This Map of Africa, / According to ye Newest and most Exact Observations / is most Humbly Dedicated by your Lordship's most / Humble Servant H[erman]: Moll Geographer -, colocada no canto superior direito e emoldurada por aletas, folhagens, acantos, concheados e elementos autóctones africanos, tudo coroado pelas armas de Charles Mordaunt (1658-1735), 3.º conde de Peterborough e 1.º conde de Monmouth, a quem o mapa é dedicado. As margens estão graduadas em latitude e longitude, tendo como referência os meridianos de Londres e da ilha de Hel Hierro (nas Canárias). Os oceanos contêm indicações das correntes e cursos de navegação, como aquele que levava da Grã-Bretanha para as Índias Orientais na primavera e no outono, e as direções dos ventos são igualmente indicadas juntamente com os meses em que prevalecem.
Foi publicado por Moll na obra
The World described [...] (Mapa 6, disponível em:
The World Described. Stanford University Libraries. Acesso em: 15 mar. 2024), na edição dada ao prelo em 1732, na cidade de Londres.
Adquirido pela Região Autónoma dos Açores, durante a vigência do II Governo Regional (1980-1984), integra desde essa altura as coleções da Presidência do Governo dos Açores, estando em exposição no Palácio de Sant'Ana, em Ponta Delgada.
PEDRO PASCOAL DE MELO (março, 2024)
Mancha gráfica
:
A.
57,5
x
L.
85,5
cm
c. 1732
Papel, tinta
-
Gravura sobre cobre, imprensa em papel, colorida à mão