Insígnias
Insígnias
Insígnias
Insígnias
Insígnias

Insígnias

Numismática, Medalhística e Falerística

Título Alternativo:
Grã-Cruz da Ordem da Liberdade
Descrição:
Insígnias de Grã Cruz da Ordem da Liberdade: Banda e placa
A banda, de seda amarela com uma lista central branca, tem pendente sobre o laço o distintivo da Ordem: um medalhão constituído por um círculo central de esmalte branco com uma cruz grega de esmalte azul perfilada de ouro, envolvido por coroa circular de ouro lavrada em forma de raios divergentes do centro, circundada por outra coroa circular de esmalte azul-ferrete filetada de ouro pelo exterior, tudo envolvido por onze voos estilizados de esmalte branco perfilados de ouro e sobrepostos alternadamente, e encimado por uma chama esmaltada de vermelho, realçada de ouro, contida numa capela de loureiro de esmalte verde com as folhas perfiladas de ouro.
A placa é uma placa dourada em raios abrilhantados, onde figura, ao centro, o distintivo sobre campo de esmalte azul-celeste, ficando com a chama e a capela de loureiro colocadas sobre a placa.

Estas insígnias pertenceram ao tenente-coronel Ernesto Augusto Melo Antunes (1933-1999), galardoado em cerimónia ocorrida no Palácio de Belém em 8 de Julho de 1983, e presidida por Sua Excelência o Presidente da República General Ramalho Eanes.
A Ordem da Liberdade é uma Ordem Nacional criada em 1976 no contexto da Revolução de Abril de 1974 e destinava-se a "distinguir e galardoar serviços relevantes prestados à causa da democracia e da liberdade”.

Nº de Inventário:
ET25Sempre06
Data de produção:
1983

Autonomia dos Açores Digital | CollectiveAccess parametrizado e estendido por Estrutura para a Casa da Autonomia

Ao continuar a navegar no CCM - Património Museológico Açores está a aceitar a utilização de cookies para optimizar o funcionamento deste serviço web e para fins estatísticos.

Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.

Continuar