Caricatura do Dr. Manuel de Arriaga
Caricatura do Dr. Manuel de Arriaga
Caricatura do Dr. Manuel de Arriaga
Caricatura do Dr. Manuel de Arriaga

Caricatura do Dr. Manuel de Arriaga

Artes visuais
Francisco Valença (1882-1962)
- Autor

Título Alternativo:
"Varões Assinalados" - caricatura nº 32
Descrição:
Caricatura do Dr. Manuel de Arriaga, que retrata o surgimento da figura da República Portuguesa, altura em que Arriaga ainda é Procurador Geral da República, conforme demonstra a legenda da obra: Tendo passado toda a vida a procurar a Republica, foi procurado por ella para seu procurador.
Esta caricatura tem a particularidade de ter sido escolhida como capa da edição artística - Varões Assinalados - do caricaturista Francisco Valença (1882-1962), composta por quarenta e oito caricaturas, representativas dos maiores vultos portugueses da época, acompanhadas por biografias humorísticas assinadas por diversos autores. A caricatura de Arriaga é publicada, com o nº 32, é o escritor Mayer Garção quem a documenta com um texto poético que o compara a grandes poetas de renome internacional, onde reproduzimos a seguinte citação: Se queremos escutar vozes clamorosas, comtemplar gestos bellos de liberdade, de democracia, de absoluta revolta contra todas as peias da humanidade que avança, teremos que escutar a voz dos poetas, que contemplar o gesto de aristocratas. Temos que olhar para Lamartine, para Hugo, para o conde de Tolstoi, para o príncipe Kropotkine. Manuel de Arriaga é da plêiade  d'estes aristocratas e d'estes poetas. Por isso mesmo é um democrata, na mais nobre, na mais lyrica accepção d'este termo, o que mesmo é dizer na sua expressão mais perfeita.

Dimensões:
A. 39,3 x L. 30,0 cm
Nº de Inventário:
MH240373
Data de produção:
1910
Material e técnicas
Papel

Autonomia dos Açores Digital | CollectiveAccess parametrizado e estendido por Estrutura para a Casa da Autonomia

Ao continuar a navegar no CCM - Património Museológico Açores está a aceitar a utilização de cookies para optimizar o funcionamento deste serviço web e para fins estatísticos.

Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.

Continuar