PS0073a_Jarra (de um par)_Frente
PS0073a_Jarra (de um par)_Frente
PS0073a_Jarra (de um par)_Frente
PS0073a_Jarra (de um par)_Frente

JARRA (de um par)

Vase (of a pair)
Artes Decorativas e aplicadas
FÁBRICA DA TORRINHA
- Produtor

CARLOS BRANCO (1878-19??)
- Produtor

Título Alternativo:
Vaso
Descrição:
Jarra, em formato de balaústre, em faiança. Produção portuguesa, assinada pelo ceramista Carlos Branco (1828-19??) e datável de cerca de 1910, da Fábrica da Torrinha (Vila Nova de Gaia). Compõe um par com: PS0073b (ver: Catálogo Coletivo Museus : Artes Decorativas e aplicadas : JARRA (de um par) [PS0073b] (azores.gov.pt)).
Faiança rodada e esmaltada, com decoração a esmaltes policromos. Apresenta a parte superior do bojo mais larga e arredondada e a inferior estrangulada, alargando novamente para a base circular, e o colo é alto e cilíndrico. A frente do bojo está ornada com decoração orientalizante, constituída por pagode com cerca de jardim (desenhado a manganês e colorido a manganês, verde e amarelo) e arbusto longilíneo com ramagens floridas que se vão espalhando pela superfície da peça (desenhado a manganês e colorido a verde, azul e amarelo). A base e o colo são ornamentados com frisos de padrão geométrico (desenhados a manganês).
A jarra exibe, na base e pintado a manganês, a marca "F.T." (Fábrica da Torrinha) e a assinatura "C.B.co" (Carlos Branco).
Adquirida, com o seu par, em 1981, durante a vigência do II Governo dos Açores (1980-1984), por intermédio do antiquário Eduardo Rangel Pamplona Silvano (1924-1999), integrando desde então as coleções da Presidência do Governo dos Açores.
PEDRO PASCOAL DE MELO (setembro, 2023)
Bibliografia consultada: LEÃO, Manuel. Cerâmica saída da Barra do Porto no séc. XIX. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão, 2007, p. 54; MATOS, Maria Antónia Pinto de (coord.). O exótico nunca está em casa?: A China na faiança e no azulejo portugueses (séculos XVII-XVIII) = The exotic is never at home?: The presence of China in the Portuguese faience and azulejo (17th-18th centuries). Lisboa: Museu Nacional do Azulejo, 2013, pp. 344-349; SANDÃO, Artur de. Faiança portuguesa: Séculos XVIII-XIX, vol. 2. Porto: Livraria Civilização, 1985, pp.185-195.

Dimensões:
A. 38 x D. 24 cm
Nº de Inventário:
PS0073a
Data de produção:
circa 1910
Material e técnicas
Faiança - Rodada, esmaltada e policromada

Autonomia dos Açores Digital | CollectiveAccess parametrizado e estendido por Estrutura para a Casa da Autonomia

Ao continuar a navegar no CCM - Património Museológico Açores está a aceitar a utilização de cookies para optimizar o funcionamento deste serviço web e para fins estatísticos.

Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.

Continuar