Prato

Plate
Artes Decorativas e aplicadas

Descrição:
Prato, de grandes dimensões, em faiança. Produção portuguesa, fabrico de Lisboa, do século XVII (finais).

Faiança rodada, com esmalte estanífero branco e decoração pintada a azul cobalto. Peça circular, côncava, de covo pouco profundo e aba larga levantada. Fundo ornamentado com medalhão circular, apresentando um ramo com flor e folhagens no interior de cercadura formada por guarnição estrelada de oito pontas e cordão de contas, tudo dentro de triplo filete concêntrico emoldurado por folhagens. Aba com cinco reservas preenchidas por flores e folhagens e separadas por faixas com caneluras, tudo delimitado por duplos filetes concêntricos. Verso liso.

Fabrico atribuível ao núcleo de olarias que laborou na zona ocidental de Lisboa, nomeadamente junto às freguesia de Santos-o-Velho e de Santa Catarina do Monte Sinai - daí o colecionador e investigador José Queirós (1856-1920) ter designado a sua produção como do "Monte Sinai" -, e que executaram peças de elevada qualidade física e estética, sobretudo entre finais de seiscentos e inícios de setecentos.

Pertenceu à coleção do 1.º Conde do Ameal, João Maria Correia Aires de Campos (1847-1920), reunida na sua residência, o antigo Colégio de São Domingos, na rua da Sofia, em Coimbra, e que foi vendida em leilão em 1921. Adquirido em 1986, durante a vigência do III Governo dos Açores (1984-1988), ao antiquário Eduardo Rangel Pamplona Silvano (1924-1999), integra desde então as coleções da Presidência do Governo dos Açores, estando em exposição no Palácio de Sant'Ana, em Ponta Delgada.
PEDRO PASCOAL DE MELO (Julho, 2024)

Bibliografia consultada: Calado, Rafael Salinas. - Faiança Portuguesa da Casa-Museu Guerra Junqueiro: Século XVII-XVIII. Porto: Câmara Municipal do Porto, 2003; Moncada, Miguel Cabral. - Faiança portuguesa: Séc. XVI a Séc. XVIII. Lisboa: Scribe, 2008; Queirós, José. - Olarias do Monte Sinay. Lisboa: Typ. Castro & Irmão, 1913; Santos, Reinaldo dos. - Faiança Portuguesa dos Século XVI e XVII. [Porto]: Galaica, 1960; Sebastian, Luís C. P. - A Produção Oleira de Faiança em Portugal (Séculos XVI-XVIII) [Tese de Doutoramento]. Lisboa. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa, 2010.

Dimensões:
A. 5 x D. 36,5 cm
Nº de Inventário:
PS0118
Data de produção:
Século XVII (finais)
Material e técnicas
Cerâmica (Faiança) -   Rodada, esmaltada e pintada

Autonomia dos Açores Digital | CollectiveAccess parametrizado e estendido por Estrutura para a Casa da Autonomia

Ao continuar a navegar no CCM - Património Museológico Açores está a aceitar a utilização de cookies para optimizar o funcionamento deste serviço web e para fins estatísticos.

Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.

Continuar