Fechadura do "Mazzini"

Etnografia

Título Alternativo:
Fechadura
Descrição:
Fechadura que pertenceu ao Navio e Vapor "Mazini". O vapor “Mazzini”, encalhou na Ponta da Barca da ilha Graciosa em 31 de março de 1925, posteriormente desfeito pelo mar. Naquela época e devido ás necessidades existentes nas ilhas, sempre que havia naufrágios perto das costas açorianas, os habitantes aproveitavam tudo o que lhes era passível dos navios para proveito próprio. Esta fechadura foi parar à família de Reinaldo Manuel Picanço (fabricantes de caixões), residente na freguesia de Guadalupe nos meados e finais do século XX. Dados técnicos do navio Mazzini: navio a vapor construído em 1913 por encomenda da Companhia Hansa de Vapores Alemães, com funções de cargueiro/graneleiro, nos estaleiros navais da Actien-Gesellschaft Weser na cidade de Bremen, Alemanha; o seu primeiro nome foi Spitzfels SS; capacidade - 5 809 toneladas; comprimento - 128 m; largura - 17,13 m; Altura - 9, 02 m; velocidade máxima - 11,5 nós; Propulsão - motor a vapor de tripla expansão com 520 CV de potência. Trajetória histórico-social: Foi adquirido em 1916 pelo governo italiano como esforço de guerra durante a Primeira Grande Guerra, sendo rebatizado como Brescia SS; foi vendido em 1920 à Societá Anonima Cooperativa Di Navegazione Garibaldi com sede em Génova, e rebatizado como Mazzini em homenagem a um dos mais ilustres cidadãos daquela desta cidade - Giuseppe Mazzini (1805-1872) foi um dos heróis do movimento Risorgimento - pela unificação do Reino de Itália; o movimento perdurou de 1815 a 1870 com a anexação de Roma. A última viagem: proveniência - porto de Baltimore (EUA); destino – Argélia; tripulação - 31 tripulantes sob o comando do Capitão Gindo Panozzo; carga - cerca de 6 000 toneladas de carvão; naufrágio - 31 de março de 1925, pelas duas da madrugada; causas do naufrágio - possível erro nos cálculos de navegação agravado pelo facto de ter ocorrido à noite quando não existia ainda farol na costa norte da Graciosa; a ocorrência veio a apressar o projeto de construção do Farol da Ponta da Barca; na noite do naufrágio o mar estava calmo; nos dias seguintes o mar foi entrando no navio comprovando-se ser impossível o seu reboque; perante a fúria do mar, o Mazzini partiu-se em dois no dia 5 de abril de 1925. 13-12-2024 [MAB].
Dimensões:
Fechadura : A. 14,5 x C. 15 x L. 9,8 cm
Nº de Inventário:
MG1149
Data de produção:
Séc. XIX (década de 90)
Material e técnicas
Cobre -  Industrial
Entidade relacionada
Museu da Graciosa

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