Museu em Sua Casa (Frente)
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Sereia Expulsa da Ilha por Marinho e Bispo Necromante

Artes visuais
Tomaz Vieira (n. 1938)
- Autor

Título Alternativo:
Pintura
Descrição:

Tomaz Borba Vieira nasceu em Ponta Delgada, em 1938. Efetuou o Curso de Pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (1958-1963), frequentou a Academia de Belas Artes de Florença (1966) e realizou Mestrado em Educação Artística, na Universidade de Boston (1983-1985). Temporariamente integrada na segunda metade do século XX, início do século XXI, a obra de Tomaz Vieira representa uma investigação estética, através da qual a cor, a forma e a imagem permitem abordagens de diferentes níveis, de acordo com a informação cultural e as experiências individuais de cada observador, num processo 'memético'.
A sua pintura surge como objeto de memória, de conhecimento secular atualizado e questionado. Vivendo num arquipélago, a referência à Ilha, como elemento geográfico ou psicológico, é uma constante, prevalecendo as águas como meio iniciático.
A figura da criança surge naturalmente como referência ao início e naturalidade da aprendizagem, podendo mesmo representar a renovação do Tempo. Em "Sereia Expulsa da Ilha por Marinho e Bispo Necromante", o próprio título levanta interrogações quanto ao seu significado, sendo os objetos e as figuras suscetíveis de várias interpretações. É possível, entre outras análises, estabelecer a relação entre esta obra e a memória de velhas histórias, nomeadamente a do conhecimento das Ilhas Atlânticas antes dos Descobrimentos Portugueses (com base em antigos relatos, na cartografia medieval e na literatura árabe) ou a do reino dos sete bispos refugiados, com ligação a uma tradição mítica da antiga Atlântida, através de metáforas simbólicas e lendárias. Jaime Cortesão no Romance das Ilhas Encantadas (1925), regista esta lenda das Sete Cidades, fundadas por Sete Bispos, no século VIII d.C. com referência à Antília, ou Ilha Fantasma do Atlântico.
O fascínio da pintura revela-se, assim, pelas interpolações que se podem efetuar, sendo a reflexão inesgotável quando nela o artista não pretende registar uma única temática. Para além da pintura, Tomaz Vieira realizou obras em espaços públicos, nomeadamente na Clínica do Bom Jesus, em Ponta Delgada (1965), na Igreja de S. José, na Ribeira Chã (1966), no pavimento do Largo Gaspar Frutuoso, na Ribeira Grande (1991), e no edifício da Empresa de Electricidade dos Açores, na Levada (2001).[MTO]


Dimensões:
Suporte : A. 130 x L. 195 cm
Nº de Inventário:
MCM05076
Data de produção:
1988
Material e técnicas
Acrílico sobre tela - Pintura
Entidade relacionada
Museu Carlos Machado

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Pintura
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