Desencontro
Desencontro
Desencontro

Desencontro

Artes visuais
Raposo de França (1940)
- Autor

Título Alternativo:
Escultura
Descrição:

Álvaro Raposo de França nasceu em Ponta Delgada, em 1940. Licenciou-se em Escultura na Escola de Belas Artes do Porto, em 1965 e concluiu o Curso de Ciências Pedagógicas na Universidade de Coimbra, em 1972. Foi Professor na Escola Secundária Antero de Quental de 1965 a 1989, ano que ingressou, como Professor auxiliar, na Escola de Belas Artes de Lisboa.
A obra de Raposo de França reflete a estrutura mental da escultura do século XX, como experimentação de manifestações criativas com suporte na transformação da forma em benefício da Ideia. O trabalho deste artista integra esculturas públicas, de grande porte, resultado de encomendas oficiais, e uma obra paralela de criação individual, de grande expressividade e movimento. Das esculturas de vulto indica-se, como exemplo, o Monumento ao Emigrante Açoriano (1997), em Ponta Delgada, e, de carácter geométrico, os trabalhos resultantes do 1º Simpósio de Esculturas em ferro, realizado em Paio Pires, em 1997, como Pirite, que corresponde a uma série de cubos em equilíbrio, expostos nesta cidade.
A escultura "Desencontro", realizada em 1982, faz parte de uma série de figuras simplificadas, de pequenas dimensões e formas curvas, com forte emoção estética. Esta obra, representa figuras anónimas, sendo uma alusão a distâncias de várias naturezas. A noção de perto e longe pode ser analisada através desta escultura, não correspondendo apenas a um fenómeno físico mas sim mental. Neste trabalho Raposo de França, utilizando vários materiais frios, como o bronze, a pedra e o vidro, faz alusão a uma separação de opostos, representados pela figura masculina e feminina. O efeito das sombras no vidro remete para uma interligação possível, mesmo que abstrata. A pedra vulcânica, como material estético, marca o local de origem do artista.
O Museu Carlos Machado possui no seu espólio esculturas deste artista, entre as quais se refere Cabeça de Profeta (1963), Mulher Sentada (1967), Tacto (1972), Romeiros (1989), Cabeça de Jovem (1984), Praia IX (1990), Mãe e Filho (1990) e Primeiros Passos (2003).
[MTO]


Dimensões:
Suporte : A. 50 x L. 30 x E. 30 cm
Nº de Inventário:
MCM06373
Data de produção:
1982
Material e técnicas
Bronze, vidro espelhado e basalto - Fundição
Entidade relacionada
Museu Carlos Machado

Coleções relacionadas
Escultura
MCM: O Museu Em Sua Casa

Autonomia dos Açores Digital | CollectiveAccess parametrizado e estendido por Estrutura para a Casa da Autonomia

Ao continuar a navegar no CCM - Património Museológico Açores está a aceitar a utilização de cookies para optimizar o funcionamento deste serviço web e para fins estatísticos.

Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.

Continuar