Infante D. Henrique

Artes visuais
Simões de Almeida Sobrinho (1880-1950)

Título Alternativo:
Escultura
Descrição:
Datada de 1915, a estátua do Infante D. Henrique é a prova final que Simões de Almeida (Sobrinho) realizou no concurso ao lugar de professor de Escultura da Escola de Belas-Artes de Lisboa ao qual concorreu ao lado de António da Costa Mota (Tio) e de onde saiu vencedor.
Escultura de vulto perfeito, modelada em gesso patinado a terracota, representando o Infante D. Henriques de tamanho natural, sentado sobre um rochedo. O corpo está inclinado à frente, apoiando o rosto na mão direita, denunciando uma atitude pensativa confirmada pelo enrugamento da fronte e pelo olhar apontado no horizonte. Posa vestido com traje de época, com manto e o característico chapéu na cabeça. Apresenta o braço esquerdo estendido sobre o rochedo ostentando na mão a carta náutica. A perna direita está ligeiramente esticada e recuada e a esquerda dobrada, apoiando no joelho o braço direito.

Dimensões:
Escultura : A. 144 x L. 153 x P. 100 cm
Nº de Inventário:
MCM05823
Data de produção:
1915
Material e técnicas
Gesso patinado - Modelagem
Entidades relacionadas
Museu Carlos Machado

Autonomia dos Açores Digital | CollectiveAccess parametrizado e estendido por Estrutura para a Casa da Autonomia

Ao continuar a navegar no CCM - Património Museológico Açores está a aceitar a utilização de cookies para optimizar o funcionamento deste serviço web e para fins estatísticos.

Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.

Continuar