Fu fatto partire frettolosamente il S. Pontefice Pio VII da Savona per essere condotto a Fontanableau, e giunse al Monte Cenis di 17 Giugno 1812, ove dovet te porsi in letto di troppo indebolito dall´ incomodo del viaggio, e trattenersi due giorni assistito da quei Padri Ospitalieri, che dubitando di Sua Salute Lo munirono del S. S. Viatico, dopo di che con loro sommo rincrescimento fù obbligato dalle Guardie a continovare il suo Viaggio.

Pio VII recebe o sagrado Viático dos padres hospitalários
Artes visuais
Giovanni Balestra (1774-1842)
- Autor

Título Alternativo:
Gravura histórica
Descrição:
Gravura a água-forte, monocromática, a preto e branco, incisa por Giuseppe Bezzuoli (1784-1855) segundo desenho da autoria de Giovanni Battista Balestra (1774-1842), editada em Roma durante o segundo quartel do século XIX, a qual faz parte de uma coleção bio iconográfica da vida do Papa Pio VII (1740-1823), que colige os principais acontecimentos que marcaram o seu pontificado. A imagem representa o papa Pio VII debilitado no leito da cama devido às tributações do degredo em Savona e Fontanebleau, que fragilizaram o seu estado de saúde, a ser assistido no Monte Cenis pelos padres hospitalários, que, duvidando do seu estado de saúde, o muniram com o sagrado viático.
Dimensões:
Suporte : A. 45 x L. 60 cm
Nº de Inventário:
MCM7490
Data de produção:
Cerca 1815-1820
Material e técnicas
Papel - Água-forte sobre papel
Água-forte
Entidade relacionada
Museu Carlos Machado

Autonomia dos Açores Digital | CollectiveAccess parametrizado e estendido por Estrutura para a Casa da Autonomia

Ao continuar a navegar no CCM - Património Museológico Açores está a aceitar a utilização de cookies para optimizar o funcionamento deste serviço web e para fins estatísticos.

Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.

Continuar