Senhor dos Navegantes

Arte Sacra
José de Fontes
- Autor

António Dias
- Autor

José Joaquim
- Autor

Título Alternativo:
Escultura Religiosa
Descrição:
Este alto-relevo dos finais do século XVIII, é um registo do milagre de Jesus caminhando sobre as águas, na versão de São Mateus (Mt 14,22-33), em que fica explicita a admiração de Pedro e o desejo de imitar o Mestre. 
Em primeiro plano, temos a representação de Cristo, de pé sobre as águas, estendendo a mão a Simão Pedro que se afunda perante o olhar atónito dos outros apóstolos atrás, em segundo plano, numa embarcação de vela enfunada, sobre o mar revolto. 
Executado em madeira de pinho, policromada e dourada, denota um excelente domínio da técnica de execução patente no equilíbrio da composição, proporção e entalhe das formas, assim como na qualidade da policromia. Crê-se ser obra dos artistas locais José de Fontes e António Dias (entalhadores) e José Joaquim (pintor), de acordo com uma nota de pagamento revelada pelo Dr. Luís Bernardo Leite de Ataíde em Notas sobre Arte, publicado em Ponta Delgada em 1915.
Originalmente pertencente ao retábulo do altar do Senhor dos Navegantes da antiga Ermida da Mãe de Deus de Ponta Delgada, demolida no período da 1ª Grande Guerra, esta peça integrou a coleção do Museu Carlos Machado em 1917. [AF]

 

Dimensões:
A. 153 x L. 85 x P. 26,5 cm
Nº de Inventário:
MCM5938
Data de produção:
Séc. XVIII - (ca.1789-1791)
Material e técnicas
Madeira - entalhada, dourada e policromada
Entidade relacionada
Museu Carlos Machado

Autonomia dos Açores Digital | CollectiveAccess parametrizado e estendido por Estrutura para a Casa da Autonomia

Ao continuar a navegar no CCM - Património Museológico Açores está a aceitar a utilização de cookies para optimizar o funcionamento deste serviço web e para fins estatísticos.

Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.

Continuar