Estante de coro

Arte Sacra

Título Alternativo:
Estante de cantochão
Estante de pé
Mobiliário religioso
Descrição:
Móvel concebido para suporte de livros litúrgicos de leitura ou de canto, quando abertos, normalmente utilizada no presbitério ou no coro de uma igreja.
Esses livros, nomeadamente os manuscritos de cantochão, pela sua grande dimensão possibilitavam a leitura a uma certa distância, mas requeriam um suporte adequado. Um suporte rotativo com dois ou mais planos inclinados, permitia a colocação simultânea de dois livros, um de cada lado, destinado a cada um dos dois corpos corais, necessários à execução do canto antifonal (um canto tipo “dialogo” ou “pergunta/resposta”) frequente nas antigas celebrações religiosas.

O presente exemplar, de madeira com pormenores decorativos em talha dourada, é composto por um corpo superior, com quatro faces, e encimado por um pináculo de talha dourada, que gira sobre um pé torneado, com nó central em talha dourada. A base é de secção quadrangular, alteada em vários registos octogonais, com remates em latão, e assenta em quatro pequenos pés esféricos.
Pertencia ao espólio do antigo Convento de Santo André, de Ponta Delgada, quando o edifício foi adquirido pela Junta Geral do Distrito, para instalação do Museu, em 1930. De acordo com a tradição seria a estante do coro alto.

Dimensões:
A. 230 x C. 98 x L. 98 cm
Nº de Inventário:
MCM7845
Data de produção:
Séc. XVIII/XIX (atrib.)
Material e técnicas
madeira
madeira - entalhada e dourada [decoração]
latão [decoração]
Entidade relacionada
Museu Carlos Machado

Autonomia dos Açores Digital | CollectiveAccess parametrizado e estendido por Estrutura para a Casa da Autonomia

Ao continuar a navegar no CCM - Património Museológico Açores está a aceitar a utilização de cookies para optimizar o funcionamento deste serviço web e para fins estatísticos.

Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.

Continuar