RETRATO DE D. AFONSO DE BRAGANÇA, INFANTE DE PORTUGAL E DUQUE DO PORTO

Portrait of D. Afonso of Braganza, infante of Portugal and duke of Porto
Artes visuais
FÉLIX DA COSTA (1845-1922)
- Autor (atrib.)

Descrição:
Retrato de D. Afonso de Bragança, infante de Portugal e duque do Porto (1865-1920). Óleo s/tela, não assinado e não datado, atribuído ao pintor português António Félix da Costa (1845-1922). Busto, a três quartos, virado para a esquerda. Traja o pequeno uniforme de oficial do Regimento de Artilharia n.º 1, com distintivo de Ajudante de Campo Honorário de Sua Majestade El-Rei e apresenta a cabeça descoberta. Ostenta, ao peito, o hábito da Grã-Cruz da Ordem de Torre e Espada e a Medalha Militar de Comportamento Exemplar. Moldura retangular larga, em madeira e gesso dourados, decorada com frisos vegetalistas e perlados.

Infante de Portugal, era o segundo filho do rei D. Luís I de Portugal (1838-1889; rei 1861-1889) e da rainha D. Maria Pia (1847-1911; rainha 1862-1889), sendo o irmão mais novo do Príncipe Real e duque de Bragança D. Carlos, que herdaria o trono com o nome de Carlos I de Portugal (1863-1908; rei 1889-1908). Nasceu no Palácio da Ajuda, em Lisboa (Portugal), a 31 de julho de 1865, e morreu em Nápoles (Itália), a 21 de fevereiro de 1920. Foi o 3.º duque do Porto (título de cortesia dos filhos secundogénitos dos reis portugueses), 25.º e último Condestável de Portugal, 109.º governador e 51.º e último Vice-Rei da Índia portuguesa, tendo seguido carreira militar na arma de Artilharia. Durante o reinado de seu sobrinho, D. Manuel II de Portugal (1889-1932; rei 1908-1910), foi jurado herdeiro presuntivo da coroa portuguesa. Reconhecido entusiasta automobilístico, participou nas primeiras provas desportivas do género que se organizaram em Portugal e exerceu o cargo de presidente da assembleia geral do Real Automóvel Clube português. Foi também o 2.º comandante, e presidente honorário, da Real Associação dos Bombeiros Voluntários da Ajuda, ajudando muitas vezes a combater incêndios na cidade de Lisboa. Foi nestas funções que terá ganho a alcunha popular de “Arreda”, exclamação que proferia quando expeditamente procurava afastar os peões ou veículos que se atravessavam na frente do carro da sua corporação de bombeiros, numa época em que as sirenes ainda não existiam. Após a implantação da república, a 5 de outubro de 1910, partiu com a família para o exílio, refugiando-se com a mãe na Itália. Casou, em 1917, com a norte-americana Nevada Stoody Hayes (1885-1941), em Madrid (Espanha), não tendo tido geração.

Esta pintura integra um conjunto de retratos reais portugueses, em número de oito – de que fazem parte o de D. Pedro de Bragança, duque de Bragança; de D. Maria II e D. Fernando II; de D. Luís I e D. Maria Pia; de D. Carlos I e D. Amélia; e, do infante D. Afonso de Bragança, duque do Porto –, com caraterísticas semelhantes, ao nível do traço, pincelada, cor e composição, estando alguns assinados e datados: F. da Costa, 1892. Foram adquiridos por Pedro Jácome Correia, 1.º conde de Jácome Correia (1817-1896) – para decoração do Palácio de Sant'Ana, sua residência em Ponta Delgada (Açores, Portugal) –, tendo conjunto sido doado à Região Autónoma dos Açores, em 1981, por sua neta Maria Josefa Gabriela Borges de Sousa Jácome Correia Hintze Ribeiro (1920-1984), no âmbito da venda do palácio para sede da Presidência do Governo dos Açores, constando de um Contrato de Doação, datado de 2 de abril daquele ano, onde pode ler-se na página 2: "[...] - 6 quadros a óleo de Félix da Costa com molduras a ouro, coroas e brasões dos respectivos monarcas: D. Carlos, D. Amélia, D. Luís, D. Maria Pia, D. Fernando e D. Maria II.// - 2 quadros a óleo com moldura a ouro representando: D. Pedro IV e D. Afonso [...]". PEDRO PASCOAL DE MELO (setembro, 2023)

Bibliografia consultada: FIGUEIRA, Sérgio. Afonso de Bragança, Duque do Porto: O último Príncipe Herdeiro da Monarquia. Porto: Passado Presente, 2019.
Nota: Agradecemos ao Museu de Angra do Heroísmo a colaboração na identificação do uniforme e condecorações.

Dimensões:
Tela : A. 73 x L. 60 cm
Nº de Inventário:
PS0359
Data de produção:
circa 1892
Material e técnicas
Óleo s/tela - Pintura
Madeira, gesso, ouro - Ensamblada, moldada, dourada

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