RETRATO DE D. AMÉLIA, RAINHA DE PORTUGAL

Portrait of D. Amélia, queen of Portugal
Artes visuais
FÉLIX DA COSTA (1845-1922)
- Autor

Descrição:
Retrato de D. Amélia, rainha consorte de Portugal (1865-1951; rainha 1889-1908). Óleo s/tela, não assinado e não datado, atribuído ao pintor português António Félix da Costa (1845-1922). Busto, a três quartos, virado para a esquerda. Traja vestido de gala, de cor verde água, com aplicações de tule branco no decote e mangas enfunadas. Usa o Diadema das Estrela – que integra as jóias da coroa portuguesa, feito em ouro, prata e diamantes – e duas gargantilhas de diamantes, de onde caem três pendentes de esmeraldas e diamantes. Ostenta, ao peito, a placa da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, da qual também traz, à tiracolo, a respetiva banda (na cor azul com riscas laterais brancas). Moldura retangular larga, em madeira e gesso dourados, decorada com frisos vegetalistas e perlados, encimada pelas armas da Casa Real Portuguesa, que são rodeadas por dois ramos de louro.

De nome completo Marie Amélie Louise Hélène de Orléans, nasceu 28 de setembro de 1865, em Richmond upon Thames (Inglaterra), filha primogénita do príncipe Luís Filipe de Orléans, conde de Paris (1838-1894), e da princesa Maria Isabel de Orléans, infanta de Espanha e condessa de Paris (1848-1919). Casou, em 1886, com o então Príncipe Real D. Carlos, duque de Bragança, o futuro rei D. Carlos I de Portugal (1863-1908; rei 1889-1908), com quem teve dois filhos, o Príncipe Real D. Luís Filipe (1889-1908) e o infante D. Manuel de Bragança, duque de Beja, que após o regicídio de 1908 seria o rei D. Manuel II de Portugal (1889-1932; rei 1908-1910). Rainha a partir de 1889, desempenhou um importante papel social fundando dispensários, sanatórios, lactários populares, cozinhas económicas e creches. A ela se deve a criação de instituições como a Assistência Nacional aos Tuberculosos, o Instituto de Socorros à Náufragos e do Museu Real dos Coches. No verão de 1901, o casal real visitou o arquipélago dos Açores – entre 27 de junho e 11 de julho –, passando pelas ilhas de Santa Maria, Faial, Pico, Graciosa, Terceira e São Miguel, tendo nesta última ficado a residir no Palácio de Sant’Ana, em Ponta Delgada (então propriedade da família Jácome Correia e hoje sede da Presidência do Governo dos Açores). O assassinato do marido e do filho primogénito, no regicídio de 1908, em Lisboa, por simpatizantes republicanos, precipitou-a numa profunda mágoa e luto, dos quais nunca se recuperou na totalidade. Durante o curto reinado de D. Manuel II, apesar de quase retirada da vida pública, mostrou sempre um forte apoio à monarquia e ao filho. Após a implantação da República, a 10 de outubro de 1910, exilou-se primeira na Inglaterra e depois na França. Morreu a 25 de outubro de 1951, em Versalhes (França).

Esta pintura integra um conjunto de retratos reais portugueses, da autoria do pintor português António Félix da Costa (1845-1922), em número de oito – de que fazem parte D. Pedro de Bragança, duque de Bragança; D. Maria II e D. Fernando II; D. Luís I e D. Maria Pia; D. Carlos I e D. Amélia; e o infante D. Afonso de Bragança, duque do Porto –, com caraterísticas semelhantes, ao nível do traço, pincelada, cor e composição, estando alguns assinados e datados: "F. da Costa, 1892". Foram adquiridos por Pedro Jácome Correia, 1.º conde de Jácome Correia (1817-1896) – para decoração do Palácio de Sant'Ana, sua residência em Ponta Delgada (Açores, Portugal) –, tendo conjunto sido doado à Região Autónoma dos Açores, em 1981, por sua neta Maria Josefa Gabriela Borges de Sousa Jácome Correia Hintze Ribeiro (1920-1984), no âmbito da venda do palácio para sede da Presidência do Governo dos Açores, constando de um Contrato de Doação, datado de 2 de abril daquele ano, onde pode ler-se na página 2: "[...] - 6 quadros a óleo de Félix da Costa com molduras a ouro, coroas e brasões dos respectivos monarcas: D. Carlos, D. Amélia, D. Luís, D. Maria Pia, D. Fernando e D. Maria II.// - 2 quadros a óleo com moldura a ouro representando: D. Pedro IV e D. Afonso [...]". PEDRO PASCOAL DE MELO (outubro, 2023)

Bibliografia consultada: DURÃES, Margarida. Amélia de Orleães:  A rainha mal amada. [Lisboa]: Círculo de Leitores, 2012.

Dimensões:
Tela : A. 73 x L. 60 cm
Nº de Inventário:
PS0365
Data de produção:
circa 1892
Material e técnicas
Óleo s/tela - Pintura
Madeira, gesso, ouro - Ensamblada, entalhada, moldada, dourada

Autonomia dos Açores Digital | CollectiveAccess parametrizado e estendido por Estrutura para a Casa da Autonomia

Ao continuar a navegar no CCM - Património Museológico Açores está a aceitar a utilização de cookies para optimizar o funcionamento deste serviço web e para fins estatísticos.

Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.

Continuar