ANGIOLO BARBETTI (Itália, 1805 – 1880) foi um renomado artista italiano, nascido em Siena, filho de um hábil entalhador desta cidade, de nome Maximiliano Barbetti. Foi aprendiz de seu pai e também de Giovacchino Guidi (f.1842), considerado um dos melhores marceneiros senenses da sua época. Entre 1826-1827, estabeleceu-se com oficina própria na Piazza San Giovanni; em 1828, fez um novo curso de escultura em madeira, e, em 1830, expôs seus primeiros trabalhos no Istituto delle Belle Arti de Siena. Em 1841, mudou-se para Florença, montando um atelier perto da Ponte alle Grazie, que se especializou em escultura em madeira, marcenaria e trabalhos de pintura. Os filhos Egisto, Ottavio, Raffaello e Rinaldo foram seus próximos colaboradores, tendo este último também sido um artista de reputação nos campos do design e da ourivesaria. Angiolo Barbetti foi um dos principais contribuintes para o revivalismo do interesse pelo Renascimento em Itália, nomeadamente na escultura em madeira e na produção de mobiliário ao gosto da época, numa altura em que se verificava um surto nacionalista decorrente da unificação italiana de meados do século XIX e onde aquele período artístico era entendido como um dos mais importantes momentos da história pátria. As suas participações nas grandes exposições mundiais oitocentistas, particularmente na Great Exhibition of the Works of Industry of all Nations (Londres, 1851), onde viu um móvel seu ser premiado e adquirido pelo South Kensington Museum, mas também em Paris (1861), de novo em Londres (1862), e, por último, em Viena (1873), garantiram-lhe grande atenção e elevada demanda para a sua produção. Entre os seus mais importantes clientes contava-se Anatole Nikolaievich Demidov (1812-1870), importante nobre, diplomata e mecenas russo (a quem foi dado o título de príncipe de São Donato, pelo grão-duque Leopoldo II da Toscânia), que lhe encomendou diversos trabalhos para a sua Villa Medicea di Pratolino. Angiolo Barbetti, que morreu em Florença, está hoje representado em diversas coleções institucionais e privadas de renome, como o Palácio Nacional da Pena (Sintra, Portugal) ou o Victoria and Albert Museum (Londres, Reino Unido). PEDRO PASCOAL DE MELO (julho, 2023)
Bibliografia consultada: CHIARUGI, Simone. "La Bottega di Angiolo Barbetti a Sienna e Firenze", in C. Paolini, A. Ponte e O. Selvafolta, Il bello 'ritrovato'. Novara: De Agostini, 1990, pp. 220-223; FROSINI, Dino. "Barbetti, Angiolo", in Dizionario Biografico degli Italiani, vol. VI (1964). Roma: Istituto dell'Enciclopedia Italiana, 1961-2020 [Consultável em: <BARBETTI, Angiolo in "Dizionario Biografico" (treccani.it)>. Acesso em: 10 julho 2023].