Grou.
Grou.
Grou.
Grou.
Grou.

GROU [de um par]

Grulla [Es]
Crane [EN]
Grue [FR]
Kranich [DE]
鶴 [JP]
Artes Decorativas e aplicadas
Yoshida Yasubei (ativo circa 1878-1904)
- Autor

Descrição:
Representação de um grou em bronze patinado. Figura ornamental. Produção japonesa, da autoria de Yoshida Yasubeido último quartel do século XIX (era Meiji). Compõe um par com: GROU [de um par] [MCM44247].

Escultura ornamental de um grou em bronze patinado, de produção japonesa, da autoria de Yoshida Yasubei (ativo c. 1878–1904), datável do último quartel do século XIX (era Meiji). A ave – um grou-da-Manchúria, também conhecido como grou-japonês ou grou-de-coroa-vermelha – está representada à escala natural, de pé, com o pescoço estendido e o bico voltado para cima, numa postura solene e graciosa que transmite elegância e serenidade. A peça apresenta uma pátina acastanhada, sendo o acabamento das superfícies revelador da notável mestria técnica do autor, com especial atenção aos detalhes da cabeça: bico, língua, olhos e, em particular, a coroa, onde subsistem vestígios de cor vermelha — o único elemento colorido da peça, e característica distintiva da espécie. O delicado rendilhado das penas e o modelado preciso das pernas e dos pés conferem à figura um realismo e dinamismo notáveis. A escultura é composta por duas partes, com a cabeça e o pescoço separados do restante corpo. A assinatura do autor encontra-se gravada na região dorsal, junto à base do pescoço: Yoshida (吉田).

Na tradição nipónica, o grou é símbolo de longevidade, prosperidade, fidelidade, iluminação espiritual e boa fortuna. Frequentemente apelidado de "pássaro da felicidade", é reverenciado como ave sagrada no Japão. Presente na iconografia tradicional, nas artes decorativas e na literatura, acredita-se que o grou viva mil anos e traga felicidade e sorte. Está também associado à celebração da vida, à imortalidade e às narrativas auspiciosas.

Figuras como estas despertaram grande interesse no mercado ocidental durante a era Meiji (1868-1912), especialmente entre os colecionadores de arte oriental. Muitas dessas peças foram adquiridas para residências aristocráticas e coleções privadas da Europa e dos Estados Unidos, onde eram apreciadas não apenas pela sua destreza técnica, mas também como exemplares autênticos da arte decorativa japonesa. Essas figuras não eram apenas objetos decorativos, mas também representavam uma ligação com a exótica cultura nipónica, algo que fascinava a sociedade ocidental na época.

As obras de Yoshida Yasubei e de outros mestres japoneses da época foram amplamente exibidas em Exposições Internacionais, como as Exposições Universais de Paris, Londres e Filadélfia, eventos nos quais o Japão procurava afirmar-se como uma nação moderna e culturalmente sofisticada.
CATARINA MELO ANTUNES e PEDRO PASCOAL DE MELO (abril, 2025)

Bibliografia consultada;
  • IMPEY, Oliver; SEAMAN, Joyce. Japanese Decorative Arts of the Meiji Period. Oxford: Ashmolean Museum, 2010.

Dimensões:
Totais : A. 150 cm
Nº de Inventário:
MCM44246a
Data de produção:
circa 1878-1899 (era Meiji)
Material e técnicas
Bronze - Fundido e patinado
Incorporação:
Peça adquirida em 1983. Presentemente encontra-se em expoisção no Palácio de Sant'Ana, residência oficial do Presidente do Governo Regional dos Açores, em Ponta Delgada.
Entidade relacionada
Museu Carlos Machado

Autonomia dos Açores Digital | CollectiveAccess parametrizado e estendido por Estrutura para a Casa da Autonomia

Ao continuar a navegar no CCM - Património Museológico Açores está a aceitar a utilização de cookies para optimizar o funcionamento deste serviço web e para fins estatísticos.

Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.

Continuar