JARRA

Vase
Artes Decorativas e aplicadas
Real Fábrica de Louça (Rato)
- Produtor (atrib.)

Descrição:
Jarra em faiança. Produção portuguesa, atribuída à Real Fábrica de Louça (Rato, Lisboa), do século XVIII.

Faiança rodada, com esmalte estanífero branco e decoração pintada policroma. Peça em forma de balaústre, apresenta a parte superior do bojo mais larga e arredondada e a inferior estrangulada, alargando novamente para a base circular, e o colo é alto e cónico. Bojo decorado a partir do ombro com quatro reservas polilobadas, contendo flores e folhagens estilizadas a azul, amarelo e verde e limitadas por filetes a azul, sendo os intervalos preenchidos por lambrequins descendentes e ascendentes, com fundo azul e onde se desenham enrolamentos, rendilhados e elementos vegetalistas a azul e amarelo. Ombro rematado por uma cercadura com motivos geométricos entre filetes a azul. No colo cercadura de elementos vegetalistas e geométricos a azul e amarelo. Na base filetes concêntricos azuis e amarelos. Diversos realces a dourado por toda a superfície.

Pertenceu à coleção do 1.º Conde do Ameal, João Maria Correia Aires de Campos (1847-1920), reunida na sua residência, o antigo Colégio Universitário de São Tomás de Aquino (pertencente à Ordem de São Domingos), em Coimbra, e que foi vendida em leilão em 1921. Adquirido em 1986, durante a vigência do III Governo dos Açores (1984-1988), ao antiquário Eduardo Rangel Pamplona Silvano (1924-1999), integra desde então as coleções da Presidência do Governo dos Açores, estando em exposição no Palácio de Sant'Ana, em Ponta Delgada.
PEDRO PASCOAL DE MELO (Setembro, 2024)

Bibliografia consultada: Calado, Rafael Salinas. - Faiança Portuguesa da Casa-Museu Guerra Junqueiro: Século XVII-XVIII. Porto: Câmara Municipal do Porto, 2003; Moncada, Miguel Cabral. - Faiança portuguesa: Séc. XVI a Séc. XVIII. Lisboa: Scribe, 2008; Vente d'Objets d'Art. Collections Comte de Ameal. Catalogue Descriptif. Lisboa: Empresa de Móveis, 1921.

Dimensões:
A. 24 x D. 13,5 cm
Nº de Inventário:
PS0012
Data de produção:
Século XVIII
Material e técnicas
Cerâmica (Faiança) - Rodada, esmaltada e pintada

Autonomia dos Açores Digital | CollectiveAccess parametrizado e estendido por Estrutura para a Casa da Autonomia

Ao continuar a navegar no CCM - Património Museológico Açores está a aceitar a utilização de cookies para optimizar o funcionamento deste serviço web e para fins estatísticos.

Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.

Continuar