ALEGORIA DO VERÃO

Alegoría del Verano [ES]
Allegory of Summer [EN]
Allegory of Summer [FR]
Allegorie des Sommers [DE]
夏の寓意(なつのぐうい, Natsu no gūi) [JP]
Artes visuais
Real Fábrica de Louça (Rato)
- Produtor (atrib.)

Descrição:
Representação alegórica do verão, escultura de vulto pleno em faiança moldada e vidrada a branco. Escultura civil. Produção portuguesa, atribuível à Real Fábrica de Louça (Rato), do século XVIII (2.ª metade).

Na coleção Documentos para a História da Arte em Portugal, publicada pela Fundação Calouste Gulbenkian, no volume XV Documentos dos séculos XVI a XIX do Arquivo Histórico Ultramarino, encontra-se transcrita, na página 85, a referência constante de um “Inventário de toda a louça, materiaes, e moveis que se achou existir em ser em a Real Fábrica de Louça [...]”, datado de 31 de julho de 1784, onde se mencionam “4 Ditas [formas] de estatuas das estaçoens do anno, a 1$600 [total] 6$400 reis”, registo que poderá estar relacionado com este conjunto escultórico.

Proveniente da Quinta do Botelho, situada no lugar do Livramento, na ilha de São Miguel (Açores), concebida como propriedade agrícola de produção e, em simultâneo, como espaço de lazer e recreio. Erguida na segunda metade do século XVIII, a quinta pertenceu originalmente ao reverendo Dâmaso José de Carvalho (1745-1807), ouvidor eclesiástico, passando, após a sua morte, ao irmão mais novo, Francisco Caetano de Carvalho (1749-1812), secretário da Câmara de Ponta Delgada. Falecido este sem herdeiros forçados, designou como seu universal herdeiro o 1.º barão da Fonte Bela, Jacinto Inácio Rodrigues da Silveira (1785-1869), reservando, contudo, o usufruto de parte dos bens à sua mulher, D. Ana Rosa de Oliveira. Assim, a Quinta do Botelho apenas viria a integrar plenamente o património do barão em setembro de 1826, após o falecimento da usufrutuária. Como se observa numa fotografia de António José Raposo (1838-1916), datável da última década do século XIX, as esculturas das quatro estações encontravam-se dispostas no jardim, num parterre com lago central, diante da fachada poente da casa. Esta disposição, articulando escultura, arquitetura e natureza, exemplifica a harmonia compositiva típica de algumas quintas senhoriais micaelenses do período. Já sob a posse do barão da Fonte Bela e dos seus descendentes, a propriedade conheceu importantes transformações, que abrangeram a casa e o jardim, conferindo-lhe um caráter mais apalaçado e um enquadramento paisagístico de feição romântica, sem perder a sua vocação produtiva e de recreio.
SÍLVIA MASSA e PEDRO PASCOAL DE MELO (Novembro, 2025)

Bibliografia consultada:
  • ALBERGARIA, Maria Isabel Soares de. Jardins e Parques da Ilha de São Miguel: 1785-1885. Lisboa: Quetzal Editores, 2000.
  • ALBERGARIA, Maria Isabel Soares de. A Casa Nobre na Ilha de S. Miguel: Do Período Filipino ao Final Antigo Regime [Tese de Doutoramento. Lisboa: Instituto Superior Técnico/Universidade Técnica de Lisboa, 2012 [Disponível em: A casa nobre na Ilha de S. Miguel: do Período Filipino ao final do Antigo Regime - Scholar. Consulta em: 05 nov. 2025].
  • PAIS, Alexandre Nobre (et al.). Real Fábrica de Louça, ao Rato [catálogo de exposição]. Lisboa; Museu Nacional da Azulejo; Porto: Museu Nacional Soares dos Reis: 2003.
  • RODRIGUES, Ana Duarte. "Elites, estratégias e especificidades da encomenda de escultura de jardim em Portugal (1670-1800)", in Análise Social, vol. 207, n.º 48 (2013), pp. 368-394 [Disponível em: Vol. 48 N.º 207 (2013) | Análise Social. Consulta em: 05 nov. 2025].

Dimensões:
Totais : A. 82,5 x L. 30,5 x P. 23 cm
Nº de Inventário:
MCM7197a
Data de produção:
Século XVIII (2.ª metade)
Material e técnicas
Cerâmica (Faiança) - Moldada e vidrada a branco
Entidade relacionada
Museu Carlos Machado

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